Pé na Estrada

Pesquisar
Close this search box.

São Paulo: Museus

Um dos objetivos de visitar um museu é reconhecê-lo como centro de documentação, de pesquisa e de preservação da memória, como forma de entender a estrutura e as transformações de uma sociedade, e a organização do conhecimento durante o tempo.

Listamos abaixo alguns museus nos quais trabalhamos com as escolas:

. Museu Paulista ou Museu do Ipiranga: dentro do conteúdo programático serão abordadas as características dos principais períodos da História do Brasil, trabalhando a linha do tempo e refletindo sobre o conceito de “história”.

. Memorial da América Latina: observação e discussão dos monumentos que compõem o complexo arquitetônico do Memorial. O objetivo principal é fazer com que os visitantes compreendam a intenção dos artistas na criação de uma memória coletiva que represente a América Latina.

. Museu Histórico da Imigração Japonesa/Memorial do Imigrante (incluída visita ao Mercado Municipal – Projeto: Os Imigrantes): trabalho de observação e pesquisa; além entrevistas com moradores de alguns bairros da cidade de São Paulo em busca das marcas deixadas pelos imigrantes. Investigação das causas, épocas e transformações promovidas pelos povos que imigraram para o Brasil;

. Museu dos Transportes: projeto realizado no Museu dos Transportes Públicos de São Paulo com manual/guia de campo e álbum de figurinhas trabalhando a linha do tempo.

Outros.