Entrevista ao Site Agora Sustentabilidade

– Como surgiu a ideia de montar a empresa?

PÉ NA ESTRADA foi criada em 1990 a partir das experiências profissionais de Maria Christina Dias Monteiro e Jorge Rafael Dias de Oliveira. Christina é bióloga e pedagoga, com especialização em Psicologia da Educação, foi professora e diretora de escolas durante  muitos anos. Jorge é historiador, com longa experiência junto a empresas na área de recursos humanos e formação de pessoal.

A empresa surge de um desejo de ambos em trabalhar com educação,  num universo que fosse além da sala de aula. Nossa atuação se inicia com atividades de Estudo do Meio junto às escolas de São Paulo, buscando através de projetos integrados  conjugar os conteúdos das disciplinas curriculares com experiências de campo que ampliem as possibilidades de aprendizagem.

Num segundo momento dirigimos nosso trabalho para empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos desenvolvendo e executando projetos educacionais direcionados a diversos públicos, adulto e infantil, externo (clientes) e interno (funcionários e familiares), com atuação em todo o país.

– Qual a missão, visão e objetivos?

Acreditamos na educação como ferramenta fundamental para a transformação da sociedade e na formação do sentido de cidadania. Trabalhamos com o conceito de Espaço de Aprendizagem, ou seja, qualquer situação do cotidiano é uma oportunidade de aprendizagem.

Buscamos através da educação não formal contribuir para ampliar a visão de mundo individual e coletiva.

– Qual é a riqueza do capital intelectual que vocês tem?

Ao longo dos anos nos especializamos em metodologia de ensino e atualmente trabalhamos com o conceito de Espaço de Aprendizagem, ou seja, qualquer situação do cotidiano é uma oportunidade de aprendizagem, como por exemplo, ir a um supermercado e trabalhar consumo consciente,  visitar a redação de um jornal e refletir sobre o que significam as mídias  no século XXI,  ou organizar o espaço de uma biblioteca para o diálogo entre as crianças e livros como uma brinquedoteca literária.

A nossa maior riqueza é transformar qualquer contexto do cotidiano em situações de troca, experimentação, reflexão e aprendizado.

– Quais serviços vocês oferecem?

Nós possuímos 5 eixos de atuação: estudo do meio e/ou roteiro cultural, educação para a sustentabilidade, desenvolvimento de tecnologia, central de atendimento e eventos educativos.

Trabalhamos com a metodologia de projetos e utilizamos a vivência da arte e jogos como recursos para a  promoção  do diálogo entre atores humanos e não humanos, possibilitando  uma aprendizagem significativa individual e coletiva.

Para qualquer um dos eixos podemos atuar em vários momentos do projeto: no desenvolvimento, na assessoria, na gestão e execução dos mesmos.

– Que clientes já atenderam/atendem?

. GRUPO FOLHA.
. FUNDAÇÃO ESPAÇO ECO – sustentabilidade que se mede.
. Fundação Itaú Social.
. CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educ. e Cultura
. Prefeitura do Rio de Janeiro – Secretaria do Meio Ambiente – RJ.
. Odebrecht Infraestrutura.
. GRUPO EDENRED
. PETROBRAS.
. ABEAÇO – Associação Brasileira de Embalagens de Aço.
. Fundação Volkswagen.
. SESC – Serviço Social do Comércio.
. Grupo Pão de Açúcar.
. Revista LANCE.
. Escolas Públicas e Particulares da Cidade de São Paulo.